segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Gestão sustentável, Design Estratégico e modelos inovadores de gestão de redes

Passei os últimos 4 dias na 9a convenção ABF, que ocorreu na Bahia.

Foram fóruns e palestras de alto nível e as tendências apresentadas são muito consistentes e maduras.

O sistema de franchising brasileiro está muito avançado, principalmente quando analisamos as grandes redes de franquia (as que já possuem mais de 100 unidades em operação).

Alguns problemas críticos de grandes redes ou grandes empresas, como os abaixo, foram solucionados com ideias, posicionamentos e métodos bem avançados:
  • gestão de valores e cultura da empresa;
  • gestão sustentável como estratégia para aumento de competitividade;
  • gestão de pessoas e métodos de motivação que não se baseiam em palestras ou campanhas motivacionais;
  • gestão da inovação e estratégias para manter liderança de mercado;
  • performance em redes distribuídas e descentralizadas;
  • a "autonomia" versus a "inter-dependência";
  • atualização de modelos de gestão em ambientes com interesses distintos (e opostos) dentro da mesma rede.
Um fato que percebi, é que a cada dia os modelos de gestão se combinam, as metodologias de planejamento estratégico isoladamente não conseguem gerar muitas mudanças e manter as corporações na liderança por muito tempo e o design estratégico e o design thinking está a cada dia caminhando pros postos mais altos da hierarquia das empresas.
O jornalista Paulo Henrique Amorim trouxe um resumo do novo Brasil e a constatação de que não somos mais uma país com pirâmide social, mas sim, com BARRIL SOCIAL segundo o IPEA, pois o meio da pirâmide social já é maior que a base (vide gráfico). Isto explica o sucesso de empresas que posicionaram seus produtos e serviços para este público, que não pára de crescer.
  • E você, o que está fazendo em prol da sustentabilidade?
  • E como está o seu posicionamento, considerando este novo Brasil com maior poder de compra e menor desigualdade social?