segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Pareto ainda está na moda


  • Vilfredo Pareto, afirmou que para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas.

    Várias adaptações e analogias foram feitas com base no princípio de Pareto para o mundo dos negócios e na vida das pessoas. 

    É comum nas empresas 80% dos problemas serem oriundos de 20% das causas.  Descubra quais são estas causas críticas que são responsáveis pela maioria dos problemas da empresa e ataque-as.  

    Nas vendas, o conceito de Cauda Longa foi nitidamente influenciado por Pareto.  Nesse conceito, se você desenvolver um produto ou serviço que possui apenas 20% das características principais de um produto, possibilitará que seu enxuto e focado produto possa atender 80% do mercado que não busca a totalidade das funções e benefícios. 

    Ainda na cauda longa, se pensarmos no exemplo do mercado  editorial ou musical, os 80% de livros e músicas que menos vendem podem ser um mercado tão grande que a pequena quantidade de suas vendas, ao serem multiplicadas pelo tamanho deste enorme mercado, conseguem gerar um volume de vendas superior ao volume gerado pelos 20% de produtos que mais vendem.

    Já em outros cenários de comparação, no lado oposto da Cauda Longa, se sua empresa depende muito de atendimento e precisa focar seus esforços em alguns clientes, descubra quais são os 20% dos seus clientes que trazem 80% da receita. 

    Veja que é possível aplicar o princípio de Pareto em situações antagônicas, olhando a matemática do 80/20 ou 20/80 em cada situação da forma que melhor analisar a obtenção dos diagnósticos ou resultados. 










  • --


    Erick Vils
    erick@vils.com.br
    www.vils.com.br