sábado, 4 de agosto de 2007

Mestre Azulão sabe quase tudo!


Cantador, repentista, cordelista, violeiro e poeta. Este é o Mestre Azulão, 75 anos, que eu conheci pessoalmente há 2 semanas e tive o prazer de ouví-lo declamar algumas de suas obras.

O Mestre Azulão tem mais de 300 publicações, mas não é tão conhecido por quê?







- Ele tem um bom produto
- Ele tem a marca (é famoso no "meio" dos cordelistas)
- Mas ele não tem uma boa distribuição





Quero usar o exemplo do Mestre Azulão para ilustrar os 3 pontos importantes que as empresas precisam para fazer seus produtos ou serviços "vingarem" no mercado:

PRODUTO
Ter um produto de qualidade ajuda na venda, no boca-a-boca e fidelização




MARCA


Muitas empresas não tem um bom produto e até terceirizam a produção (já ouviram falar da Nike?), mas têm uma marca forte. Isso ajuda a emplacar qualquer porcaria no mercado.

DISTRIBUIÇÃO



Fazer seu produto ou serviço chegar ao cliente é fundamental. É comum empresas especializadas em distribuição criarem produtos e marcas para aproveitarem o canal que já possuem para emplacar seu produto próprio. Já leu sobre a história da Cerveja Itaipava (Grupo Petrópolis) que cresceu muito após ser comprada pelo empresário Waldir Faria que detinha um grande domínio sobre a distribuição de cervejas? O mercado de cervejas e engarrafados tem na distribuição um dos seus pilares mais fortes. Marca e produto se constroem mais facilmente neste segmento.


Desejável os 3, mas ter o controle total sobre pelo menos 2 desses pontos já é um grande passo para o sucesso do seu produto ou serviço.

Mas o Mestre Azulão ficou sem a distribuição, que no segmento dele, é uma componente importante. 
Enquanto isso, no Japão, uma "febre" de novelas no celular, formadas de mini-capítulos diários que as pessoas pagam para baixar nos celulares, está arrecadando fortunas para os criadores do conteúdo (o produto) e para os distribuidores.
  1. Você já refletiu se seu produto ou serviço precisa de uma nova forma de distribuição?
  2. Você realmente tem um produto de qualidade (mesmo que sua produção seja terceirizada)?
  3. Sua marca é forte e ajuda a vender?
  4. Qual das 3 componentes é mais importante no seu segmento?




Boa reflexão e deixo aqui o atalho para o cordel "Camisinha para todos", de autoria do Mestre Azulão.

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