Na esquina do escritório da minha empresa no Rio de Janeiro existe uma cafeteria que serve almoço, chamada "Municipal Café". Com suas 34 cadeiras, consegue servir 220 refeições por dia (média de 6,5 refeições por cadeira).
Ao lado do Municipal Café existe um restaurante muito bom e tradicional, com suas 80 cadeiras e 180 refeições por dia (média de 2,25 refeições por cadeira).
Eu freqüento os dois restaurantes e sei o foco de cada um. Percebo que ambos se esforçam para aumentar sua média de refeições por cadeira, o que é um dos grandes fatores de sucesso de restaurantes a kilo.
Quando minha empresa participou pela primeira vez de um prêmio de qualidade e gestão, uma das tarefas mais trabalhosas era encontrar benchmarking em nosso mercado.
"Benchmarking" é o referencial, os números e resultados dos que fazem melhor cada critério.
- Quanto uma empresa do segmento de siderurgia gasta percentualmente com folha de pagamento?
- Qual a rentabilidade por poltrona da melhor empresa aérea do Brasil? E do mundo?
- Qual a maior média de refeições por cadeira que um restaurante no centro do Rio de Janeiro? E a maior receita por cadeira?
Encontrar os índices das grandes empresas é mais fácil (no site da Gol você acha a rentabilidade por poltrona), pois a maioria é "S/A" e publica seus balanços anuais com estas informações. Mas nas pequenas empresas..... trabalho árduo e informações pouco confiáveis.
- Sua empresa sabe os referenciais do mercado em que atua?
- Será que existem empresas de segmentos similares e que publicam estas informações?
- Será que se eu propor isso ao meu concorrente em troca das minhas informações ele me daria?
- Já pensou em fazer de você mesmo seu próprio benchmark e tentar superá-lo diariamente? O Municipal Café faz isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário