segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O idiota era apenas o idiota, mas agora ele tem poder!



Até o século XIX o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava.
E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões.
Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar.
Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava.
Os "melhores" pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas.
Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas.

Nelson Rodrigues


É meus amigos, no final dos anos 60 Nelson Rodrigues escreveu este texto. Ele já sabia o que hoje as pesquisas mostram sobre o perfil de consumo, sobre o comportamento de algumas (novas?) classes sociais e sobre estratégias políticas e seus "estrategistas".

Este gênio dos contos 'picantes' soube escrever para idiotas e para os "melhores" que estes.

Mas o que isso tem a ver com marketing, gestão de empresas e mercado?

Ora, perceba que suas estratégias de vendas, distribuição, precificação, parcelamento, formação de opinião e posicionamento, inevitavelmente, precisam surtir efeito nos idiotas.

Não há nada de errado em desenhar processos e políticas para idiotas, aliás, os americanos fazem isso muito bem e de idiota todos temos (ou queremos) ter um pouco. É mais fácil escolher a promoção 1, 2 ou 3 do que ver aqueles cardápios complexos, porém flexíveis. É mais fácil ter apenas 20% dos títulos "arrasa-quarteirão" e atingir 80% do mercado do que se preocupar com os outros 80% dos livros/vídeos/compositores para atingir os outros 20% do mercado (seguindo a linha "Pareto").

Aliás, idiota sou eu, ao escrever este texto e "comprar briga" com os idiotas apenas para publicar esta "provocação" destinada aos mais sensatos e críticos.

Preciso tomar mais cuidado com os idiotas que não são tão idiotas assim e têm o quarto poder em suas mãos. A mídia já percebeu que tem de produzir conteúdo e cativar os idiotas. 

Eles compram, e muito!



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