quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Como encontrar os líderes e facilitadores?

Estruturas hierárquicas e organogramas estão longe de acabar.

Não é novidade dizer que algumas vezes os líderes e disseminadores de informação dentro da empresa estão em cargos que não são os mais do topo no organograma.

Mas como incentivar, detectar e facilitar isso?

Ontem participei de um fórum sobre os novos ambientes tecnológicos e meu colega palestrante, Marcelo Sávio da IBM, explicou como a IBM conseguiu resolver isso para sua estrutura de nada menos que 350 mil colaboradores no mundo.

REDES SOCIAIS CORPORATIVAS!

Cada funcionário cria seu perfil, pode criar um blog ou se associar em comunidades. Se o blog for muito acessado e avaliado positivamente pelos visitantes (outros colegas de trabalho) este colaborador passa a ser visto como colaborador referência neste ou naquele assunto.

Na WebSoftware os blogs corporativos (restritos aos acesso interno) já estão em uso há quase 2 anos e implementamos, no primeiro momento, com uma ferramenta gratuita. A idéia deu tanto resultado que implementamos um modulo de Blogs corporativos dentro do nosso produto Virto ERP e, em breve, estará disponível para nossos clientes utilizarem.

Fica então a pergunta:
Que outras iniciativas podem ser feitas para identificar e motivar os líderes e disseminadores de informação?

2 comentários:

Márcia disse...

Olá Erick,

cheguei ao seu blog por indicação de um professor que vale carregar o título, o generoso, Glauco Cavalcanti.
Gostei muito das reflexões nos seus escritos, principalmente, a preocupação em tornar as informações úteis e acessíveis. Parabéns. Abç Márcia

Márcia disse...

Erick, mais um pouco...

Facilitadores não são facilmente encontrados. Talvez, nós tenhamos que olhar um pouco mais "fora da caixa", porque, o palito queimado pareceu ser um grande facilitador. Vou tentar adotar a lógica do palito x jantar: Ou queimamos, ou nos alimentamos. Há momentos em que queimar, pode ser melhor...abç Márcia