segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Gestão sustentável, Design Estratégico e modelos inovadores de gestão de redes

Passei os últimos 4 dias na 9a convenção ABF, que ocorreu na Bahia.

Foram fóruns e palestras de alto nível e as tendências apresentadas são muito consistentes e maduras.

O sistema de franchising brasileiro está muito avançado, principalmente quando analisamos as grandes redes de franquia (as que já possuem mais de 100 unidades em operação).

Alguns problemas críticos de grandes redes ou grandes empresas, como os abaixo, foram solucionados com ideias, posicionamentos e métodos bem avançados:
  • gestão de valores e cultura da empresa;
  • gestão sustentável como estratégia para aumento de competitividade;
  • gestão de pessoas e métodos de motivação que não se baseiam em palestras ou campanhas motivacionais;
  • gestão da inovação e estratégias para manter liderança de mercado;
  • performance em redes distribuídas e descentralizadas;
  • a "autonomia" versus a "inter-dependência";
  • atualização de modelos de gestão em ambientes com interesses distintos (e opostos) dentro da mesma rede.
Um fato que percebi, é que a cada dia os modelos de gestão se combinam, as metodologias de planejamento estratégico isoladamente não conseguem gerar muitas mudanças e manter as corporações na liderança por muito tempo e o design estratégico e o design thinking está a cada dia caminhando pros postos mais altos da hierarquia das empresas.
O jornalista Paulo Henrique Amorim trouxe um resumo do novo Brasil e a constatação de que não somos mais uma país com pirâmide social, mas sim, com BARRIL SOCIAL segundo o IPEA, pois o meio da pirâmide social já é maior que a base (vide gráfico). Isto explica o sucesso de empresas que posicionaram seus produtos e serviços para este público, que não pára de crescer.
  • E você, o que está fazendo em prol da sustentabilidade?
  • E como está o seu posicionamento, considerando este novo Brasil com maior poder de compra e menor desigualdade social?

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pense diferente, saia da caixinha!

No vídeo abaixo você verá a impressora do Google que, em breve, pode estar em qualquer pequena livraria do mundo e revolucionará o conceito de livros sob demanda.

Em vez de uma pequena livraria ter um acervo gigante em estoque, ela pode ter apenas a máquina que em 3 minutos imprime e entrega o livro que você imaginar com direito a capa e tudo. E o melhor, qualquer livro do mundo (digitalizado), que faça parte do books.google.com







E você, o que está esperando para pensar diferente do tradicional no seu mercado?

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

É dando que se recebe!


Hoje tive uma conversa muito interessante com uma amiga que foi executiva de algumas multi-nacionais e uma "ficha caiu".

Estamos num momento de implantar um conselho estratégico aqui na empresa, e percebi que a melhor forma de exercitar e aprender na prática isso, seria me voluntariando para participar do conselho de outra empresa.

Colaborar e participar do conselho estratégico de outra empresa poderá ampliar meus conhecimentos de gestão profissional em empresas maiores e, consequentemente, usar isso para o crescimento da minha empresa.

Sendo assim, se você souber de uma empresa madura com conselho constituído (com sede no Rio ou SP) e que deseje um conselheiro voluntário com experiência em gestão de empresas de tecnologia e conhecimentos em varejo e franchising, entre em contato.

Um breve currículo:

- Empresário de tecnologia há 16 anos (atualmente a empresa possui filiais no RJ e SP e canal comercial em outros estados)
- Diretor de comunicação da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising - seccional Rio de Janeiro)
- Engajado em ações corporativas de responsabilidade social e ambiental há 10 anos
- Engenheiro de Telecomunicações
- Palestrante (estratégia, CRM, ambientes tecnológicos e marketing)
- Esportista e entusiasta

Para contato, envie um e-mail para erick@vils.com.br


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quem é o seu novo consumidor ou funcionário?

Hoje representei a ABF-Rio no Congresso Corporativo Corp Management que ocorreu na FIRJAN.

Foi um painel sobre Marketing e tentei levar ao público uma reflexão sobre o novo consumidor da "Geraçao Y".

Quem hoje tem até 19 anos de idade, não sabe o que é este mundo sem Internet ou telefone celular e não entende por que tem que "Discar para o número de telefone" se o telefone dele tem teclas (vide telefones de Disco e "decádicos").

Para entender este novo consumidor, e talvez funcionário, assista o vídeo do Rafinha.

Este mesmo consumidor, por vezes, não está disposto a pagar por algumas coisas (música em MP3, por exemplo), mas aceita pagar até R$200,00 em um ingresso do artista preferido (o mesmo que ele pirateou o MP3 e ouve em seu celular 1001 utilidades).

E o varejo?  Será que ele espera do varejo (alimentação, cinema, vestuário) tudo FREE também, ou está procurando EXPERIÊNCIAS em vez de simplesmente uma compra do objeto que ele necessita!

Depois desse monte de "pulgas nas orelhas", incutidas em exatos 10 minutos com o microfone na mão, agradeci em nome da ABF-Rio o convite feito a mim e me despeço deixando a perguntinha que não pode faltar:

Sua empresa já sabe se comunicar com este novo consumidor?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Não faltam informações, difícil é fazer isso se tornar útil!


Atualmente não faltam informações, cursos, técnicas e métodos para sua vida ou seu negócio darem certo e prosperarem.

Recebo diariamente mais de meia dúzia de "coisas" que consigo tirar proveito no meu dia-a-dia, mas colocá-las em prática é algo muito mais complexo e demorado.

Tenho focado apenas nas idéias, sugestões e métodos que conseguem gerar resultado a curto e longo prazo e que demandem pouca "manutenção".

Vou dar um exemplo:

Gerenciar sua empresa com indicadores de gestão "Balanced Scorecard" é muito melhor do que ficar no "achismo", mas por muitas vezes, alimentar uma planilha Excel com estes indicadores de gestão é algo trabalhoso e que se for feito hoje (curto prazo) é ótimo, mas todo mês alguém precisa atualizar os números (longo prazo).

A falta de tempo para atualizar jogará no lixo todo este esforço que foi feito para mapear os melhores indicadores de gestão do seu negócio.

Aqui na empresa só implementamos indicadores de gestão que conseguem se auto-alimentar.

Por exemplo: Um dos indicadores que temos é a Faturamento bruto por funcionário e o calculamos através da fórmula "Faturamento total bruto do mês dividido pelo número de colaboradores que a empresa possuía naquele mês".


O sistema de gestão que utilizamos já tem a informação de faturamento de forma automática, mas teríamos que alimentar mensalmente a quantidade de funcionários que trabalhavam naquele mês em questão, e esta informação estava no sistema de controle de acessos e folha de pagamento. A solução encontrada foi obter o número de funcionários também no sistema de gestão, consultando os registros de acesso ao software, pois aqui todos os colaboradores utilizam o sistema para executar alguma de suas atividades e precisam entrar pelo menos uma vez por semana na ferramenta.

Com isso, foi possível construir este indicador de gestão e ninguém mais precisa alimentá-lo, além do fato de ele ser dinâmico e nos informar a qualquer dia do mês como já está a receita por funcionário. E mais, nada de planilha Excel, pois tudo é gerado e exibido automaticamente como um relatório dentro do próprio sistema de gestão.

Com base neste exemplo, o que sua empresa fez, ou vai fazer, para implantar idéias criativas e com pouca manutenção? Dão resultado apenas no curto prazo?



quinta-feira, 25 de junho de 2009

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Coloque paixão no que você fizer!


Ontem tive uma bela conversa com o Prof. Barroso durante o evento de posse da nova Diretoria da ABF-Rio, em que assumi como Diretor de Comunicação pros próximos 2 anos (mas isto é outro assunto).

O Prof. Barroso é um dos pioneiros no segmento de franquia. Acumula funções de diretoria da ABF há anos, é professor da UFRJ, está desenhando o primeiro MBA em Franchising do Rio de Janeiro, tem um grande escritório de advocacia, dá aulas e palestras, dentre outras coisas.

Uma "peça rara" e que além disso tudo é bom de papo mesmo aos seus 77 anos.

Ontem fiquei sabendo que o Professor Barroso comemorou suas bodas de ouro em uma loja do BOB's (isso mesmo, 50 anos de casado em uma loja do Bob's).

Mas o melhor detalhe: A mesma loja Bob's que ele namorava há 50 anos atrás com a atual esposa, e que assistiram juntos a inauguração.

Criativo e com muita paixão no que faz, Professor Barroso fez esta festa surpresa e temática para a esposa, e conseguiu articular desde o franqueado da loja localizada em Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 236) até os executivos da franqueadora Bob's (que são clientes dele) para que tudo desse certo.

Com esta história romântica do Professor Barroso eu quero provocar uma reflexão sobre motivação e fazer as coisas com paixão, por isso deixo as perguntas (como sempre faço nos meus posts deste blog):




  • Quais seriam suas conquistas se você trabalhasse com algo que está sempre apaixonado e muito motivado?

  • Será que trabalhar por paixão pode trazer retorno financeiro também, e em grande escala?

  • O que você precisaria fazer para trabalhar com o que é apaixonado?

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Aceitei o desafio de ser diretor da ABF-Rio...






Aceitei hoje o desafio de ser o novo diretor de comunicação da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising - seccional Rio de Janeiro) no biênio 2009-2010 que se inicia hoje, 1/abril/2009.

Ver mais detalhes...


E como sempre prometo terminar uma postagem com uma pergunta, aí vão logo duas:

O que te agrada no sistema de franquias e o que poderia ser melhor?

Tenho como uma das tarefas coordenar a melhoria do site da ABF-Rio, então, o que você espera encontrar no site da ABF-Rio (www.abfrj.com.br)?
(envie pro meu e-mail erick@websoftware.com.br)

terça-feira, 24 de março de 2009

Quais as próximas tendências?

Na entrevista que concedi dia 13 de março à Radio Band Rio, tentei explicar um pouco sobre a trajetória da minha empresa, mas também apontei algumas tendências que tenho percebido no meu mercado (sistemas de gestão integrada para empresas).

Confira a entrevista no vídeo abaixo e deixo aqui 2 perguntas, afinal, é uma promessa deste blog sempre terminar com uma pergunta:


Quais são as tendências no seu segmento?
O que você já fez para começar a caminhar em direção às mesmas?