Deixa que eu dou um jeitinho!
O Brasileiro é criativo e sempre dá um jeitinho para resolver o problema!
Mas é este mesmo jeitinho que faz do brasileiro um povo pouco profissional e ético. Nada de contratos, leis, regras, processos definidos, metas pra cumprir, padrões e comprometimento.
O "jeitinho" é algo tão forte no Brasil que já está na enciclopédia.
O carioca então, é o ícone do jeitinho.
Sou carioca e já ouvi várias vezes em reuniões de negócios fora do Rio de Janeiro: "nossa, você nem parece carioca". E não foi por causa da minha ausência de sotaque!
Em resumo, a sabedoria está em conciliar o jeitinho com o profissionalismo e a ética.
E você, já deu o seu jeitinho hoje pra fazer sua fila andar?
Foi um jeitinho "remendado" ou profissional?
2 comentários:
Erick,
Seu blog está muito interessante. Mercado não é a minha área mas gosto do assunto.
Parabéns!
Nos encontramos sobre a Serra da Carioca, abração,
Octavio
É impressionante como acontece a "generalização" da imagem, que fazem(nossos compatriotas dos outros estados do Brasil) do famoso "jeitinho" brasileiro, mas em especial, do "Jeitinho carioca" que tem prejudiacado até mesmo a realização de negócios das empresas
cariocas. Isso pode ser revertido, se todos nós, soubermos mostrar que a forma como agimos, alegre e descontraída, não pode ser confundida com "malandragem" e, se passarmos a agir, com mais Ética, Profissionalismo e Disciplina, quebrando esse círculo vivioso, que tanto nos prejudica. Com mais inovação, seriedade, criatividade, métodos, disciplina e valores éticos podemos fazer a diferença e vencermos este preconceito injusto.
Postar um comentário