quinta-feira, 31 de maio de 2007

Banana: a embalagem perfeita!

Meu amigo e parceiro de palestras - Glauco Cavalcanti - costuma usar este exemplo da banana em suas aulas de marketing na FGV.

Esta pseudobaga (calma, estou falando da banana mesmo) tão conhecida dos brasileiros é realmente um exemplo de embalagem perfeita.

Sua "embalagem" possui as seguintes vantagens:

  1. Só de olhar você já sabe se está na validade e muda de cor automaticamente para avisar que está vencendo;
  2. Rapidamente você já sabe qual o "modelo" (banana prata, ouro, d'água);
  3. É biodegradável;
  4. Pode ser comprada em packs (penca) ou em embalagens individuais;
  5. Conserva o produto;
  6. É uma embalagem barata;
  7. É uma embalagem "limpa" e sem "poluição visual";
  8. É fácil de abrir!

Sua empresa poderia melhorar a embalagem dos seus produtos?

Se sua empresa vende serviços, o que seria sua embalagem? Seu site, hotsite, seu folder, seu cartão de visitas, sua roupa na reunião?

2 comentários:

Dani Raposo disse...

É isso ai! Não poderia existir exemplo maior e melhor do que este da banana. Sem dúvida a embalagem vende, e vende muito! E acho que a embalagem dos produtos de uma empresa que vende serviços engloba desde a apresentação dos funcionários, as dependência físicas, layout do site, folders, cartões de visita, enfim... Vamos nos preocupar com o conteúdo, mas sem esquecer da embalagem, que fala muito sem usar nenhuma palavra! Danielli Raposo - WebSoftware

Anônimo disse...

Outra característica da 'embalagem' perfeita da banana: a casca também é comestível. :]