quarta-feira, 30 de maio de 2007

O conceito da "Cauda longa"

O termo Cauda longa surgiu pela primeira vez em outubro de 2004 pelo editor-chefe da revista Wired - Chris Anderson -, evoluiu para um blog e em julho de 2006 o livro "The Long Tail" foi publicado.


O que é a Cauda Longa?


A Cauda Longa é um fenômeno observado em empresas que conseguem faturar com produtos de nicho tanto quanto, ou até mais que os tradicionais arrasa-quarteirão. Isso se tornou viável com o advento da Internet já que a inexistência de limitação do espaço físico para exibição de produtos faz com que os mercados de nicho sejam explorados da mesma forma que o mercado de massas.Significa que em vez de sua empresa focar nos 20% de produtos que são responsáveis por 80% de suas vendas (uma analogia ao princípio de Pareto) com o advento da Internet e de novas práticas de vendas, você pode focar nos outros 80% tipos de produtos, uma vez que seu processo de venda pode conquistar os clientes que desejam estes produtos de nicho e você conseguirá oferecer, estocar e entregar estes diversos itens.

Quem utilizou este conceito de Cauda Longa para crescer?


O Google e a Amazon são exemplos de modelos de negócio que usaram este conceito para crescer. A Amazon percebeu que as livrarias físicas não conseguiriam oferecer os mais de 3 milhões de livros que existem hoje no mundo e criou um ótimo mecanismo de identificação de perfil para oferecer o livro certo ao consumidor certo, baseado em seu perfil. Com isso, conseguiu aumentar suas vendas e sair do tradicional mercado de "best sellers".O Google fez semelhante ao focar em milhões de anunciantes que desejavam pagar pouco por mês para o serviço de links patrocinados em vez de focar em poucos anunciantes com campanhas publicitárias milionárias, e acertou em cheio!

O grande problema de sua empresa atuar na "cauda longa" é que geralmente você esbarrará no problema do estoque e distribuição, pois ter uma gama de produtos ou serviços muito grande é complicado. A Amazon resolveu este problema com o conceito de trabalhar com o estoque da editora/fabricante, e quando você compra um livro que ela informa que possui em estoque, na realidade está "olhando" para o estoque da editora. No Brasil, alguns sites de comércio eletrônico como o Submarino já trabalham com este conceito também.

E como fazer para mostrar ao cliente tudo que se venda na loja, afinal, a "loja" tem uma variedade infinita de produtos? Os varejistas online que se aproveitaram do conceito de cauda longa conseguiram criar estratégias para terem "vitrines personalizadas" para cada pessoa, fazendo com que recomendações de livros e produtos fossem mais certeiras e com menos opções visíveis para os consumidores.

Definição de Cauda Longa pela Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cauda_Longa

Leia também o meu artigo sobre o Rafinha para ver como o mercado agora é de nicho!

Sua empresa conseguiria aplicar o conceito cauda longa em algum produto ou serviço sem comprometer performance e lucratividade?

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto sobre Cauda Longa, linkei-o ao meu blog sobre web 2.0.
se guiser verificar:
http://luizm.wordpress.com/glossario/
vou colcoar seu Blog no meu "Blogroll"

MARKETINGEMPRESARIAL disse...

muito interessante a cauda longa é o segredo para a criação e desenvolvimento de qualquer site e negócio para que ele seja lucrativo! http://www.nextcriacaodesitesesistemas.com

MARKETINGEMPRESARIAL disse...

muito interessante esse fenomeno da cauda longa é ele é o segredo do sucesso de desenvolvimewnto e criação de qualquer negócio seja ele um site ou negócio físico!
http://www.nextcriacaodesitesesistemas.com

Anônimo disse...

rapaz..muito bom esse artigo!!! parabéns!!

Anônimo disse...

Adorei o seu texto sobre a Cauda Longa. Estudo marketing digital e tenho a meta de conquistar mais 20 mil leitores para o site www.opiniaoenoticia.com.br, em 5 meses.
Alguma sugestão?
Meu email:marketing@opiniaoenoticia.com.br

Anônimo disse...

Gostei ;)

Bjs
Mary
www.cadastraki.com

Fernanda disse...

adorei a materia!